O pai dos dois meninos assassinados em Viçosa do Ceará, João da Silva, diz estar "desorientado" com a violência sofrida pelos filhos, Iracione e Francisco, mortos com golpes de faca no domingo (16). Em entrevista, ele conta como encontrou os filhos mortos, depois de pedir que eles fossem pegar capim em um terreno vizinho para alimentar uma ovelha.


“Eu estou muito desorientado. Eu perdi dois filhos que me ajudavam muito. O que eu quero é que a justiça resolva esse problema, que bote esses cabras nos eixos”, diz o pai.

“Eles pegaram uma faca desse tamanho, pularam o muro e foram pegar o capim. Vinte minutos depois ouvimos um grito. Eu botei uma faca na cintura e corri. Ela [a mãe] também correu e já viu um bandido que matou as crianças correndo. Eu corri pra 'riba', quando cheguei lá em cima encontrei o Cione caído no chão, com muito sangue. Aí ouvi outro grito: João tá aqui o Francisco, mataram o Francisco”, conta João da Silva.

O corpo das duas crianças foram enterrados no início da noite desta segunda-feira (17). O pai fala do sofrimento e pede justiça.

Fonte: G1-CE

Crianças assassinadas em Viçosa do Ceará não sofreram violência sexual, diz delegado

O titular da Delegacia de Polícia Civil de Viçosa do Ceará, Gregório Neto, descartou nesta terça-feira (18) o crime de abuso sexual contra os irmãos Iracione e Francisco, de 8 e 10 anos de idade, mortos a golpes de faca no fim de semana em Viçosa do Ceará. Segundo o delegado, o inquérito já foi concluído e a autoria dos crimes está confirmada: os dois meninos foram mortos com golpes de faca por dois homens e um adolescente de 15 anos. Os suspeitos de autoria do crime estão presos e o adolescente, apreendido.


Por causa da crueldade com que os crimes foram cometidos, os suspeitos devem ser indiciados por homicídio triplamente qualificado, com as qualificadoras de motivo fútil, crueldade e impossibilidade de defesa das vítimas. "Um dos médicos responsável pela autópsia garantiu não ter havido violência sexual contra os meninos, entretanto ele ressaltou o grau de crueldade com que as vítimas foram assassinadas", disse o delegado.

O garoto Iracione da Silva, de 8 anos, foi o que sofreu o maior número de golpes. "Foram 11 golpes de faca. Um deles atingiu a artéria branquial, a principal artéria do braço, que ocasionou uma hemorragia muito grande. O menino morreu em decorrência dessa perda enorme de sangue", explica Gregório neto. Já Francisco da Silva, de 10 anos, foi assassinado com oito golpes. "Apesar de em menor número, os golpes desferidos contra esse garoto foram mais violentos e profundos, segundo disse o médico."

O delegado tem prazo de 10 dias para concluir o inquérito e enviá-lo ao Ministério Público, para que decide se aceita ou não a denúncia apresentada pelo policial. Cabe ao MP apresentar a denúncia à Justiça para análise das acusações. Se o juiz recebe a denúncia, um processo criminal é aberto e o acusado passa a ser réu. "O prazo termina na terça-feira (25). Até lá ainda vou ouvir alguns moradores para concluir o inquérito policial."


“Estava fora da minha consciência”, diz suspeito confesso de matar crianças em Viçosa

Um dos suspeitos de matar os irmãos Iracione Almeida Cardoso, de 8 anos, e Francisco da Silva Cardoso Almeida, 10, no último domingo (16), em Viçosa do Ceará, confessou o envolvimento no duplo homicídio. Segundo Francisco Rogério Soares Pereira, de 27 anos, ele estava sob efeito de drogas quando esfaqueou as crianças.


“Estava fora da minha consciência. Em minha consciência nunca faria uma coisa dessa pois também sou pai", afirmou Francisco Rogério à reportagem da TV Diário. Em entrevista, o suspeito ainda garantiu que as vítimas não foram abusadas sexualmente. Entretanto, somente o laudo da Coordenadoria de Medicina Legal pode confirmar quais circunstâncias os garotos morreram.  

Conforme a Polícia Civil, ao ser pego, Rogério, que já possui passagem por roubo, entregou o possível comparsa Iranildo Antônio de Araújo, de 34 anos, que também foi preso. Iranildo negou qualquer participação no crime. Um terceiro suspeito de participar do crime, um adolescente, também chegou a ser ouvido pela Polícia, mas foi liberado em seguida por ausência de provas.

"Segundo Rogério eles estavam nesse local fazendo uso de drogas e, ao ver os menores, Iranildo chamou ele para matar as crianças. Eles inclusive utilizaram a faca que uma das crianças portava para matá-las”, revelou o titular da Delegacia Municipal de Viçosa do Ceará, delegado Gregório José de Oliveira Neto.

Fonte: TV Diário

O CRIME
Os irmãos Iracione, de 8 anos, e Francisco, de 10, haviam saído de casa por volta das 9h deste domingo. A pedido do pai, eles tinham ido até um terreno localizado ao lado da casa onde moravam, na localidade de Inharim, buscar milho e capim para alimentar uma ovelha da família. Segundo relato dos vizinhos, foi a mãe quem escutou os gritos das crianças.

Um dos meninos chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Municipal de Viçosa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Segundo os médicos, o garoto apresentava sinais de violência sexual. A população se mobilizar para encontrar o segundo garoto, morto no local. Nas proximidades, a polícia encontrou vestígios de uso de drogas.

A faca utilizada no crime estava com uma das vítimas. De acordo com a família, os meninos costumavam caçar em um matagal perto da casa. Durante as investigações, a polícia também encontrou uma camisa suja de sangue, que seria de um dos suspeitos de participar dos assassinatos.

Dois homens foram presos suspeitos de praticar o crime, mas a polícia ainda investiga a participação de uma terceira pessoa, um adolescente de 15 anos. De acordo com o delegado de Viçosa do Ceará, por questão de segurança, os três foram transferidos para local não divulgado. Os adultos tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça e o adolescente, a internação determinada por um juiz da infância e da juventude.