Alunos, professores e servidores do setor administrativo da Escola de Ensino Médio Dep. Pinheiro Machado, anexo Campestre, do município de Cocal, região Norte do Piauí, montaram um projeto de trabalho voluntário e realizaram uma limpeza no ponto turístico 'Cachoeira da Pirapora', localizada na divisa dos Estados/Municípios, Cocal-PI e Viçosa do Ceará-CE. A ação que aconteceu na manhã deste domingo (21/05), faz parte do Projeto Cachoeiras Limpas, que teve inicio no último dia 17 de maio. 


Em menos de 30 minutos mais de vinte sacos de lixo foram recolhidos somente na primeira cachoeira. A ideia é estender o projeto para outros pontos da cidade, buscando conscientizar principalmente os visitantes e frequentadores.


O projeto partiu da inquietação dos alunos e professores diante da necessidade de desenvolver um trabalho para que os frequentadores do referido ponto turístico tomem conhecimento dos malefícios que o lixo esquecido em suas margens podem trazer para toda a comunidade, futuras gerações e para o meio ambiente.


O intuito é desenvolver com os alunos ações e posturas responsáveis diante de problemáticas ambientais, como a poluição dos rios e cachoeiras, sensibilizando-os sobre a importância da preservação do meio ambiente, identificando as situações que causam danos a ecologia, estimulando assim o amor pela preservação da natureza.