Na última segunda feira, dia 15 de maio foi promovida uma solenidade alusiva ao Dia das Mães, junto às detentas da Penitenciária Mista de Parnaíba. Na ocasião foram realizados momentos reflexivos acerca da importância da maternidade, com a fala do frei Roberildo Araújo, da paróquia de São Sebastião, e com a dinâmica de grupo realizada pelos alunos de Psicologia da Faculdade UNIRB.


O evento, que foi organizado pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC e pelas técnicas de serviço social que atuam na referida unidade, contou com a presença de 18 detentas da penitenciária, da juíza da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, Ivani Vasconcelos; da presidente da APAC, Egilda Ribeiro; de representantes da Casa das Samaritanas e dos profissionais da área de educação, saúde e psicologia da penitenciária.


No dia 09 de março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, também foi promovido um momento reflexivo e festivo junto às detentas, com a presença de várias autoridades, dentre as quais a juíza da 1ª Vara Criminal, a defensora pública do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência, Ellen Rocha, a psicóloga Milena Barros, a advogada do NEV, Higima Aguiar, e do frei Valdeci Sousa, além de representantes da OAB.


A preocupação da juíza da 1ª Vara Criminal de Parnaíba junto ao público que se encontra na referida unidade prisional, se dá não somente por ocasião de datas comemorativas. Além das visitas à referida unidade prisional, em 2016 a magistrada recebeu o secretário estadual de Justiça no fórum “Desembargador Salmon Lustosa”, para tratar sobre melhorias para o sistema penitenciário do município e, na oportunidade enfatizou que “a conversa foi bastante satisfatória, pois, ouvindo outros atores envolvidos, buscamos, em conjunto, discutir estratégias que objetivam minimizar os incidentes na Penitenciária de Parnaíba”.


Sobre estes momentos comemorativos desenvolvidos junto à população carcerária, a presidente da APAC, Egilda Ribeiro, afirmou que “levar afeto às apenadas é levar esperança e também solidariedade”.

Fonte: Ascom