O ato criminoso foi registrado na madrugada de terça-feira (24/05) na Escola Municipal Teotônio Ferreira Brandão, na cidade de Cocal dos Alves, região norte do Piauí. Duas salas foram incendiadas, pichadas e tiveram alguns pertences subtraídos pelos larápios. Em uma delas, troféus, certificados e medalhas de conquistas dos alunos em olimpíadas de conhecimento e até de um programa de soletração da Rede Globo de Televisão foram destruídos pelas chamas.


As cenas deploráveis chocaram alunos e os servidores da unidade escolar. Além de ter ateado fogo no local, os acusados fizeram diversas pichações. Com palavras de baixo calão, eles deixaram mensagens de xingamentos a funcionários da escola e a professores. Um deles escreveu uma ofensa ao chefe do executivo municipal. “Prefeito ladrão”, escreveu o vândalo.


O prefeito de Cocal dos Alves, Osmar Vieira (PT), afirma que o ato de vandalismo não tem ligação com desavenças políticas. A Delegacia de Polícia Civil de Cocal abriu inquérito para apurar o caso. Segundo o agente de polícia Walter Brune, a principal linha de investigação aponta para que alunos da própria escola sejam os autores.

Troféu conquistado pelo aluno Izel em 2011, no quadro Soletrando do Programa do Luciano Huck também foi danificado.
“A atual secretária municipal de educação, que também é diretora na escola modelo Augustinho Brandão, teria realizado uma reunião e repassado aos alunos uma nova metodologia educacional. A informação é que esta mudança não teria agradado à todos, levando a este grupo a praticar tal atrocidade”, disse.

A secretária de educação do município, Aurilene Vieira, descarta a participação de alunos. Segundo ela, o ato pode ter ligação com o tráfico de drogas. A gestora informou ainda que peritos de Parnaíba já estiveram no local colhendo provas e digitais visando identificar os verdadeiros autores. Disse ainda que as salas atingidas pelo fogo serão revitalizadas e o trabalho por bons resultados na educação continuarão.

A escola

A escola Teotônio Ferreira Brandão é da rede municipal de ensino e ficou conhecida em todo Brasil no ano de 2011, quando o piauiense Izael Araújo foi campeão do quadro “Soletrando” do programa Cadeirão do Huck, da TV Globo. A unidade escolar já teve também outros alunos premiados em olimpíadas de conhecimento a nível nacional, como a de matemática e de física.

ASSISTA ABAIXO A REPORTAGEM DA REDE MEIO NORTE:


Assista abaixo como ficou as salas no momento da chegada da Perícia:



Vândalos tiveram acesso ao interior das salas pelo teto
Vândalos tiveram acesso ao interior das salas pelo teto