Para oferecer saúde de qualidade e atendimento humanizado para os cocalenses, a Prefeitura de Cocal, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando diversas reformas e readequações em Postos e Unidade Básicas de Saúde (UBS’s), dentre outras ações de fortalecimento dos serviços de saúde do município.


O Posto de Saúde localizado no bairro São Francisco, por exemplo, oferece instalações adequadas e humanizadas para atender à população daquela comunidade. Após reforma e readequação da estrutura, a população pode ter acesso a consultórios odontológico, médico e de enfermagem. A climatização das salas e readequação da recepção, por meio da aquisição de novos equipamentos, também foram realizadas no local.


A climatização de todos os Postos de Saúde e das (UBS’s) de Cocal também é uma realidade.  No final do ano de 2015, o deputado federal Júlio César destinou emenda no valor de R$ 700 mil para a compra de equipamentos e mobiliários para todas as unidades de saúde do município.


Na cidade, existem Postos de Saúde nos bairros São Francisco, Mutirão, Ulisses, São Pedro, e nos povoados Campestre, Boíba, Santo Hilário e Carpina. Há Unidades Básicas de Saúde nos povoados Olho d' Água, Videu, Grotas e Contendas.

Além disso, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental (CCZ), o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e o Hospital Joaquim Vieira de Brito recebem as demandas da população cocalense em seus respectivos âmbitos de atuação. Assim como as Redes de Saúde de Atenção Básica e de Urgência e Emergência.                     


O Programa de Saúde Bucal é outra ação que está em fase de expansão. Dois consultórios odontológicos serão implantados nos povoados Campestre e Boíba, zona rural de Cocal. A previsão é que até o início do mês de abril os consultórios estejam atendendo à população da região.


O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, destaca que todas as ações fazem parte do planejamento de ações direcionadas à melhoria do sistema de Saúde do município. “Temos um olhar atento para buscar soluções de problemas e melhorar os atendimentos à população. Isso resulta na melhoria da qualidade dos serviços que já são oferecidos. Através da reforma e construção de novas Unidades Básicas de Saúde e de outras ações o cidadão cocalense está muito mais amparado”, frisa Rubens. 

Cocal atualiza sistema de marcação de consultas


Para minimizar a burocracia e os problemas criados no momento da marcação consultas, exames e cirurgias, a Secretaria Municipal de Saúde lançou o programa “Regula Fácil”. Uma iniciativa que tem agilizado e facilitado o agendamento de procedimentos médicos em todas (UBS) do município, por meio de um sistema virtual, que tem eliminado as filas.


Os encaminhamentos para consultas fora da cidade, exames e cirurgias são levados à Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, onde a equipe responsável faz o agendamento. Logo após a marcação do procedimento, o usuário recebe a confirmação do atendimento, com data, local e hora, através de mensagem de texto (SMS) e ligação telefônica.


Para o secretário municipal de Saúde, Jefse Vinute, a implantação da Central de Regulação é uma inovação importante para os cocalenses. “Estamos nos empenhando para prestar um bom serviço, e isso significa melhorias e mais acesso a esses serviços por parte da população. Nossa equipe trabalha diariamente para que a Saúde do município avance e para que os cocalenses tenham mais qualidade de vida”, diz o secretário.