Na última quarta-feira, 18, o Campus Cocal do Instituto Federal do Piauí (IFPI) realizou a I Feira de Licenciaturas dos cursos de Matemática e Química. A atividade possibilitou o debate entre os professores que atuam no município, os estudantes e docentes do IFPI sobre a realidade da educação brasileira e o papel do professor como sujeito crítico e reflexivo na transformação da realidade local.


Na oportunidade, foram apresentados as pesquisas e ações de intervenção construídas na disciplina Projeto Integrador II, no semestre de 2016.2, com a participação dos professores orientadores, curtas com entrevistas aos professores do município que abordaram o tema “profissionalização docente” construídos na disciplina Profissionalização Docente mediada pela professora Rejane Fontenele, e uma cartografia sociológica das pesquisas realizadas pelos estudantes nas escolas do município na disciplina Sociologia da Educação mediada pelo professor Josemi Medeiros. A proposta é que o evento possa ser replicado semestralmente.


A secretária de educação do município de Cocal, Raimunda Carvalho de Albuquerque, participou dos momentos discutindo os desafios e as perspectivas da educação local, e a construção da sua trajetória profissional e da identidade docente, valorizando a formação nos cursos de licenciatura do Campus.