O pronto socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba atendeu 6.136 vítimas de acidentes de trânsito no ano de 2016, segundo relatório repassado ao Portal Costa Norte pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia. Deste total, a imensa maioria (5.325 – 87%) foram condutores ou passageiros de motocicletas.


Ainda com relação ao tipo de veículo envolvido, as estatísticas trazem na sequencia os acidentes com bicicletas (7%); carro (4%) e pedestres (2%). Outro fato que chama atenção é a predominância dos homens, que são 72% das vítimas, cuja maior parte está na faixa etária dos 20 aos 29 anos, totalizando 28% dos acidentados.


Um dos problemas mais conhecidos do hospital é o grande volume de pacientes vindos de outras cidades e até mesmo de outros estados. De acordo com o levantamento, 37% dos atendimentos no pronto socorro foram de pessoas não residentes no município de Parnaíba.


Entre os quadros clínicos mais comuns, estão os casos de pessoas que apresentam dores, edema, fraturas e traumas. Para tentar mudar esta realidade, a direção do HEDA tem buscado alternativas no sentido de conscientizar os condutores e reduzir o número de acidentes, conforme explicou a enfermeira Gisele Bezerra.


“O projete consiste em realizar uma parceria com as universidades a fim de ser feito um estudo sobre as causas dos acidentes. Depois de traçar um perfil das vítimas, podemos aplicar medidas para diminuir os casos, através da distribuição de panfletos informativos em locais estratégicos, aproximando o hospital da comunidade”, disse a profissional.

Fonte: Portal Costa Norte