A Defensoria Pública Regional (DPR) de Cocal foi instalada e inaugurada na manhã do dia 05 de julho com a designação para assumir a titularidade do cargo o Defensor Público Estadual (DPE), Dr. Ricardo Moura Marinho, responsável pelos atendimentos, cível e criminal aos moradores da região. 


Além do Defensor Público Titular da Comarca de Cocal, Dr. Ricardo Moura Marinho, a cerimônia de inauguração da sede da Defensoria Pública Regional de Cocal contou com a presença da Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hideth Leal Evangelista Nunes e da Defensora Pública, Dra. Andréa de Jesus Carvalho, Diretora Regional da DPE-PI e Titular da 2ª Defensoria Pública Regional de Campo Maior, que não ocasião, foram recepcionados pelo Juiz Titular do Fórum Dr. João Nonon de Moura, Dr. Carlos Augusto Arantes Júnior e pelo Promotor de Justiça, Dr. Francisco Túlio Ciarlini Mendes, e demais servidores da Comarca. 


O encontro também foi um momento oportuno para selar a parceria entre os órgãos que compõem o sistema judicial na melhoria do atendimento prestado a sociedade.

O Defensor Público Dr. Ricardo Moura Marinho é natural da Paraíba, reside há bastante tempo no Piauí e foi aprovado no concurso de 2009 e empossado no cargo no inicio de 2016. Apesar da pouca idade, ele conta com um currículo invejável. Antes de ser empossado na DPE, Dr. Ricardo Moura exerceu o cargo de analista judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, tendo anteriormente trabalhado na Defensoria Pública da União, no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e no Ministério Público Estadual.

Defensor Público Estadual (DPE),  Dr. Ricardo Moura Marinho
Dr. Ricardo Moura se diz muito contente em atuar na DPR de Cocal e explicou a importância da instalação da Defensoria Pública no município. "Estou muito feliz em atuar no município de Cocal e principalmente por fazer parte desse momento histórico que o município passa no tocante a ampliação das ações institucionais, de modo a assegurar acesso à justiça e cidadania a milhares de cidadãos carentes que precisam da Defensoria para a garantia de seus direitos", finaliza. 

Situada na Avenida: João Justino de Brito, nº 134, a sala da Defensoria Pública está dentro do Fórum Doutor João Nonom de Moura Fontes Ibiapina, no centro da cidade, local de fácil acesso, onde a população cocalense passa a contar com os serviços do Defensor Público Titular, que atenderá a comunidade de segunda a quinta-feira, no turno da manhã.