No último domingo, 10 de julho, a atleta cocalense Myrna Nogueira da rocha, de 24 anos, neta do saudoso Wilson Nogueira, estreou no XII Campeonato Piauiense de Fisiculturismo e Fitness e obteve o Top 2 na categoria Wellness até 1,63cm. O evento realizado no Teatro 4 de Setembro em Teresina foi coordenado pela Federação Piauiense de Fisiculturismo Fitness e Bodyfitness IFBB Piauí.


Pela primeira vez participando de um concurso a nível estadual, a atleta foi classificada para disputar o Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo, da IFBB Brasil que acontecerá no final deste mês (julho), em São Paulo e posteriormente para o Arnold Classic Brasil, que será promovido no próximo ano. 


Myrna disse que treina pesado na Academia Biotraining em Teresina e segue uma alimentação balanceada, ambas as atividades seguidas a risco há cerca de um ano, mas a preparação para o campeonato foi intensificada nos últimos três meses e acompanhada de perto pelo conceituadíssimo instrutor Gilmar Oliveira. Ela ainda relata que se que sente muito honrada e feliz por ter participado e logrado êxito em um evento deste nível; e mais feliz ainda pela conquista no meio de tantas feras do esporte. 


A competição tem como objetivo mostrar a avaliação de corpos musculosos e bem definidos aos jurados. Cada categoria, seja masculina ou feminina, possui regras individuais seguindo o padrão exigido aos atletas. Desta maneira existem diferentes formas de apresentação e julgamento pelos árbitros credenciados.


A categoria Wellness, na qual Myrna saiu vitoriosa, foi criada pela IFBB Brasil em 2005 com o objetivo de agregar e levar aos palcos uma boa parcela das mulheres brasileiras frequentadoras das academias e salas de ginástica, que possuem os glúteos e coxas mais volumosos, porém desenvolvidos segundo a forma feminina natural, deixando o físico voluptuoso, mas que em nada lembre as atletas das outras categorias que exibem maior volume, mas, com mais densidade, separação e definição ente os grupos musculares.


O fisiculturismo vem vivendo um momento de ascensão no Brasil, o crescimento do interesse pelo esporte tem atraído mais praticantes.

Redação: Blog do Coveiro
Fotos: Blog 5 Esports