O prefeito de Cocal, Rubens Vieira e lideranças politicas locais, juntamente com o governador Wellington Dias e sua comitiva inauguraram na tarde desta sexta-feira (24/06), a pavimentação poliédrica do Conjunto Padre Everaldo, localizado no perímetro urbano de Cocal e a Unidade Escolar João Justino de Brito, no povoado Santo Hilário, zona rural do município. Na oportunidade o governador ainda anunciou alguns investimentos.


O calçamento do Conjunto Padre Everaldo beneficia diretamente mais de 50 famílias. A obra tem uma extensão 757,80 m², com um custo total de 483 mil reais com recursos oriundos do Governo do Estado do Piauí e executada através do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI).


A localidade Santo Hilário conta agora com uma unidade de ensino que segue os padrões do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Dentro do projeto arquitetônico, a nova escola tem seis salas de aula; banheiros; cozinha; pátio; dependências administrativas; quadra poliesportiva, com arquibancada e coberta; biblioteca e sala de informática.


As autoridades políticas ainda visitam as obras de pavimentação asfáltica da PI-301, trecho que compreende Cocal ao município de Luís Correia, reivindicação de Rubens Vieira junto ao IDEPI. 


Durante a cerimônia realizada em Santo Hilário, o governador assinou ordens de serviço para a perfuração de poços profundos e abastecimento de água para a referida região que vem sofrendo com essa problemática; assinou também a autorização da pavimentação asfáltica da Avenida: Domingos Rufo, além do anúncio de outras obras que beneficiarão diretamente a população cocalense.


Durante solenidade, o governador ressaltou os benefícios da escola padrão para os estudantes da localidade. "Antes era impensável uma escola desse padrão em uma localidade tão afastada, hoje eu tenho uma enorme satisfação em entregá-la, e aproveito para dizer que aqui também, até setembro, iremos implantar o curso superior de administração aqui no município".


O prefeito de Cocal Rubens Vieira acredita que são inúmeros os benefícios dessa obra para os moradores da região. "Os benefícios dessa obra são enormes, são centenas de famílias que estão sendo beneficiadas com essa escola, que conta com essa superestrutura e profissionais capacitados. Em breve veremos os bons frutos que saíram dessa unidade de ensino”, afirma.


O diretor da Unidade Escolar João Justino de Brito, Vicente Neto, filho do Sr. Nonato Vicente, afirma que com a conclusão da obra a evasão escolar diminuirá. "Com esse tipo de escola o desejo de estudar dos alunos aumenta, e haverá também um avanço nas metodologias aqui praticadas, pois agora temos espaços adequados para executar, como o laboratório de informática e sala de leitura, com certeza nós veremos bons resultados aqui depois dessa obra".

Para Antônia Veras, mãe de três alunos a obra vai muda a rotina da casa. "As crianças tinham resistência em vir a escola, também pela estrutura que antes era oferecida, mas com esse novo espaço com quadra esportiva, sala de leitura e laboratório, tenho certeza que eles agora vão sentir mais vontade de vim pra escola", finaliza.