O mês de junho é um dos mais animados para o povo nordestino, pois é nesta época do ano que são comemoradas as festas juninas que enchem as cidades de cores, sabores e muita alegria. Em Cocal não é diferente e prova disso é a realização da quarta edição do "Cocal Junino", que proporcionou em praça pública, três dias de uma vasta programação cultural que envolveu apresentações de quadrilhas e show gratuitos.


A quadrilha junina 'Balança Cocal' ficou em quarto lugar durante a nona Etapa do Circuito Piauiense de Quadrilha Junina, promovida pela Federação Piauiense de Quadrilhas Juninas (FEPIQ) em parceria com a Prefeitura de Cocal. A disputa aconteceu na noite deste domingo (26/06), na Nova Praça de Eventos em Cocal.


A Comissão Julgadora foi composta por profissionais capacitados e residentes em outras cidades, que provaram não ter vínculos com os grupos de quadrilheiros da competição. O júri foi responsável por avaliar os seguintes quesitos: Vestuário, Repertório Musical, Animação, Casamento, Coreografia, Desenvolvimento do Tema, Marcador, Evolução e Harmonia.


Confira abaixo o resultado: 

1º Lugar - Grupo Cultural Lumiar (Parnaíba) - [269,6 pontos]
2° Lugar - Rei do Cangaço (Parnaíba) - [267,6 pontos]
3° Lugar - Quadrilha São João Dourado (Piripiri) - [264,2 pontos]
4º Lugar - Balança Cocal (Cocal) - [254,5 pontos]
5º Lugar - Junina Meu Xodó (Cocal) - [252,5 pontos]
6° Lugar - Balança Murici (Murici dos Portelas) - [251,6 pontos]


Destaques: 

Noiva: Lumiar e Rei do Cangaço [Empatadas com 30 pontos cada]
Lampião e Maria Bonita: Lumiar [29,8 pontos]
Rei e Rainha: Rei do Cangaço [29,8 pontos]
Casal Tema: Lumiar [29,4 pontos]
Marcador: Lumiar [29,9 pontos]


A programação do Cocal Junino 2016, cujo tema é: "Cocal, das primeiras do Estado tu serás"; teve iniciou no dia 17 de junho e se estenderá até o dia 2 de julho, com apresentações culturais na zona urbana e rural do município. O festival tem por objetivo valorizar, difundir e incentivar uma das maiores manifestações populares da cultura brasileira, que são os festejos juninos e as quadrilhas juninas.