MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 02H45MIN DESTA TERÇA-FEIRA (15)


Uma operação integrada entre a Policia Militar e agentes da Policia Civil e da Guarda Municipal lotados na DPC de Cocal, realizada nessa segunda-feira (14/12), culminou na prisão de duas mulheres que tentaram sacar na agência do Banco do Brasil de Cocal, uma quantia de quase R$ 8.000,00 (oito mil reais) de um empréstimo consignado realizado com documentos falsos numa filial do BB em Teresina.


Uma das mulheres foi identificada como Conceição de Maria dos Santos Serra (calça jeans), de 41 anos, natural de São Luís do Maranhão, mas atualmente residindo em Salvador- Bahia. Ela confessou ter várias passagens pela policia por tentativa de estelionato nos estados do Maranhão, Bahia, Pernambuco e agora no Piauí. A outra trata-se de Maria do Carmo Rodrigues de Carvalho (vestido branco), de 56 anos, residente na cidade de Parnaíba-PI.


Com elas foi apreendido um automóvel Fiat Palio, de cor preta, com placas de Parnaíba. No interior do veiculo os policiais encontraram 16 cédulas de identidade, sendo 10 em branco e 06 falsas em nome de terceiros; 02 matrizes utilizadas para perfuração de cédulas de identidade; 05 celulares; 02 pen drives; 09 chips de telefone celular ainda na embalagem; 03 cartões magnéticos em branco; um talonário de cheques do BB; um cheque do Bradesco em branco e assinado; várias fotos 3X4; folhas e cadernos com anotações de dados pessoais de supostas futuras vitimas, dentre outros materiais.


Prisões

A dupla se dirigiu ao BB de Cocal e tentou sacar o beneficio com os documentos adulterados, um deles com a foto de Maria do Carmo, mas com os dados de uma suposta vitima até o momento não identificada. Os servidores do banco suspeitaram de fraude e acionaram a PM por conta dos dados da documentação apontar que a dita "beneficiada" era residente na cidade de Batalha e o empréstimo foi feito em Teresina e a tentativa de saque está sendo realizada em Cocal, além de uma das mulheres apresentar intenso nervosismo.


Uma equipe da Policia Militar comandada pelo Tenente Carlos Oliveira se dirigiu a agência por volta das 13:00 horas, mas antes da chegada dos militares a Sr.ª Maria do Carmo já havia deixado o recinto a pé. Ao ser abordada pelos policiais no interior do banco, Conceição correu e entrou no veiculo Fiat Pálio, de cor preta, que estava estacionado a alguns metros do local. Durante a fuga ela acabou batendo a traseira do carro em uma árvore próxima a Nova Praça de Eventos, e então, iniciou-se uma perseguição por vários bairros da cidade, onde ela acabou sendo interceptada e presa pelos PMs no Bairro Santa Teresinha.


Conceição foi conduzida a delegacia de Cocal e no momento em que conversava com os policiais, o celular dela tocou e era Maria do Carmo querendo saber como estava a situação. A dupla composta por um Policial Civil e um Guarda Municipal a orientou perguntar onde sua 'amiga' estava e também a marcar um encontro que foi combinado para ser realizado na Placa do Cocal, situada na altura do KM-82 da BR-343.


Os agentes se dirigiram ao local combinado e ficaram de campana, juntamente com Conceição que serviu de 'isca'. Maria do Carmo chegou por volta das 17:00 horas, em um carro modelo Fiat Uno, de cor preta, conduzido por um de seus filhos. Os dois [mãe e filho] receberam voz de prisão e foram conduzidos a delegacia de Cocal, onde após esclarecimentos, o filho de Maria do Carmo acabou sendo liberado por não ter envolvimento na ação criminosa. 


As acusadas e o material apreendido estão recolhidos na DPC de Cocal, onde será lavrado o flagrante e também ficarão temporariamente recolhidas a disposição da justiça.