O sonho de debutar se transformará em realidade para um grupo de 15 meninas carentes do município de Cocal, na região Norte do Piauí. Nesta sexta-feira (4), foi realizada a abertura do Projeto “Realizando Sonhos”, no auditório da Prefeitura de Cocal.


As jovens foram escolhidas através de cadastro inicial e visitadas por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), comprovando a vulnerabilidade social, pré-requisito para a escolha. O projeto foca o acompanhamento socioeducativo das jovens através de reuniões, que visam o fortalecimento dos vínculos familiares e a valorização da adolescência.


A culminância será no dia 4 de dezembro, com o baile, mas as moças já estão ansiosas para a data. “Estou fazendo muita expectativa. Só de ver os vídeos, já quase me emocionei. É uma coisa que a gente nunca teve na vida. Se não fosse isso, não teria a minha festa de 15 anos, porque a minha mãe não tem condição de fazer”, revela Ana Karolina, moradora do bairro São Francisco.


“Esse é um projeto pioneiro em Cocal. Por mais que o baile seja a realização do sonho propriamente dito, é até mais importante o acompanhamento realizado antes. Queremos formar cidadãs conscientes, que entrarão na vida adulta com menos inseguranças e incertezas”, diz Rubens Vieira, Prefeito de Cocal.


Andreane Oliveira Veras, Maria Franciele Cardoso Viana, Letícia Maria Machado, Antonia Ferreira Caetano, Maria de Fátima Ramos Pereira, Antônia Franciele Ramos do Nascimento, Cleciane Viana de Oliveira, Maria Aniele da Silva Nascimento, Francilene Ramos Passos, Miliane Rodrigues de Sousa, Talía Soares dos Santos, Ana Karolina Marcolino Cunha, Jane da Silva Pereira, Isa Cristina Pereira Araújo e Elenita Costa do Nascimento foram as 15 escolhidas do Projeto.