Durante muito tempo o Piauí não se posiciona bem nos indicadores que marcam vários quesitos como economia, desenvolvimento, estruturas. Mas sempre existe pessoas prontas para mudar essa realidade e obter melhores resultados em busca do melhor para o nosso Estado. Pensando nisso um grupo de profissionais de diferentes áreas criou o ‘Pense Piauí’ que tem como objetivo promover a mudança e oferecer seus conhecimentos obtidos em diversas cidades do Estado.


Profissionais de meio ambiente, educação, saúde se reuniram na manhã desta sexta-feira (04/09) para pegar estrada rumo a Cocal dos Alves e lá explanar todas as suas ideias com pessoas do município.

Um dos integrantes, o juiz federal, Carlos Augusto, afirmou que é um prazer fazer parte do grupo que tanto luta para promover o desenvolvimento do Estado. “Estamos aqui reunidos, a sociedade civil as instituições também, no sentido de estruturar essas lideranças no Estado e promover a reprodução desses bons exemplos que é o caso de Cocal dos Alves, o professor Amaral conseguiu formar um grande time e esse time hoje tem projeção nacional, então porque não vamos conhecer e não vamos dar esse apoio a esse exemplo? Nós da justiça federal, do judiciário brasileiro, temos que ter um compromisso com o desenvolvimento humano, esse direito é universal já reconhecido pela ONU e os magistrados no Brasil tem que se envolver com o desenvolvimento e para isso estamos aqui começando a semear as primeiras tratativas no sentido de trabalhar a Justiça nas escolas. Queremos que os juízes do interior comecem a prestigiar os diretores de escolas fazendo reuniões com os promotores, com os agentes dos controles sociais e das contas públicas no sentido de acompanhar a vida nas escolas, tudo começa com a pedagogia”, ressaltou.


O neurocirurgião, Benjamim Vale, também explanou sua gratidão. “Qualquer eixo que nós abrimos em discussão temos que passar pelo eixo ambiental, econômico e social. Esses três eixos são os pilares de crescimento e desenvolvimento da sociedade, nós que estamos aqui que temos conhecimentos, que chegamos na escola temos que ter um compromisso social de devolver um pouco do muito que a sociedade nos emprestou”, destacou.


A representante do IBAMA, Eugênia Medeiros afirmou que é muito bom apoiar a iniciativa de visitar Cocal dos Alves. “Lá eles fazem um trabalho magnífico e ver a questão da inserção ambiental que é primordial para nossa sociedade é muito bom, então em Cocal dos Alves nós temos uma brilhante experiência de educação e queremos falar do ambiente para sensibilizar a todos”, disse.

Pedro Alcântara, representante dos professores que tem como objetivo compartilhar os seus conhecimentos sobre tecnologia para os alunos da cidade afirmou que é um grande orgulho para todos os envolvidos. “É um orgulho para a gente, de modo geral o  Piauí não tem tanto destaques nos indicadores, mas nesse quesito educação nós sempre fomos pioneiros e agora é a hora da gente tentar transformar esses jovens que tem um bom raciocínio lógico em produtores de conhecimento, fazer com que eles sejam criadores de grandes tecnologias e gere muitas riquezas, esse é o objetivo da minha presença já que eu sou ligado a área tecnológica”, afirmou.

A apresentadora da Rede Meio Norte, Maia Veloso, também faz parte do grupo e destacou a sua importância. “Essa caravana já existe a partir de articulações do desembargador Carlos Brandão como outras pessoas de outros setores do Estado que são  preocupadas e comprometidas com a educação, o que é importante pensar é que a partir dessa mobilização de vários segmentos nós podemos fazer algo mais. A gente vive dizendo que  a educação não esta bem, que o desenvolvimento do Estado depende de uma educação de qualidade só que nós precisamos fazer nos setores em que nós atuamos o que é importante e todos nós podemos colaborar. Vamos para trocar ideias, vamos para conhecer, passar conhecimento, o Piauí precisa encontrar modelos que dá certo, eu acho que esse é o grande pensamento, eu me sinto honrada em fazer parte disso e é um caminho sem volta”, declarou ela.


O ambientalista e ecologista, Alcide Filho, também dará sua contribuição na caravana. “O que nós compreendemos é que estamos amplificando uma determinação e uma escolha com educação, com a presença voluntária de pessoas do mais elevado nível de conhecimento, se doando, se entregando e levando a maior referência do Estado do Piauí”, disse.