Alguns agentes da Guarda Municipal de Cocal vem a público através dessa nota prestar esclarecimentos acerca do episódio ocorrido na ultima segunda-feira (17/08), envolvendo Paulo Sergio Moura Ozorio, o "Paulão", servidor público municipal efetivado na Correição de Animais, entretanto, estava cedido a Guarda Municipal, preso em flagrante delito por participação em uma tentativa de roubo que terminou na morte de seu comparsa e deixou uma pessoa em estado grave após ser alvejada a tiros.


Segundo os GMs, situação de crimes envolvendo servidores públicos da área de segurança é sempre constrangedor. No entanto, a ocorrência envolvendo Paulão foi um fato isolado e desta forma responderá criminalmente pelo ilícito que cometeu.

"Quero deixar claro que os Guardas Municipais de Cocal são honestos e trabalhadores esse foi um fato isolado e os procedimentos que a lei determina estão sendo cumpridos" disse um dos GMs.

A corporação da Guarda Municipal é uma forma do controle social formal, que é realizado pelo município como uma reação de combate à desordem e ao crime. A sua função é ajudar a manter a paz dentro da sociedade, atuando na prevenção, proteção e serviço ao público. Todavia, a confiança da população na instituição exige que suas atuações sejam fundadas nos princípios éticos legalmente estabelecidos, sem que ocorram comportamentos desviantes de seus membros.

Dessa forma os GMs reafirmam o compromisso com a sociedade cocalense e asseguram que a instituição tem buscado trabalhar com lisura e transparência, sobretudo, buscando a responsabilização dos erros, porventura cometidos pelos seus integrantes, pois acredita que um fato isolado não pode denegrir a imagem de toda a corporação.