Muita criatividade, passos marcados, tradição junina, festival de cores e muita alegria marcaram o encerramento das festividades do 'Cocal Junino 2015', realizado na noite deste domingo (29/06), na Nova Praça de Eventos, centro de Cocal. Com uma grande estrutura e decoração típica de arraial, a cidade recebeu pela primeira vez em sua história uma festa junina com tudo o que o povo cocalense tem direito. 


Uma multidão lotou a praça para prestigiar a última noite de apresentações, já que também aconteceria a disputa e a etapa classificatória de quatro grupos para a grande final do concurso estadual de quadrilhas a ser realizado no dia 05 de julho em Teresina e que é idealizado pela Federação Piauiense de Quadrilhas (FEPIQ). Depois das apresentações juninas, a festa ficou por conta de Janaína e Banda.


O festival promovido pela Prefeitura de Cocal, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Educação, proporcionou uma noite muito animada ao público que se impressionou e ao mesmo tempo se encantou com os ricos figurinos, temas e belas coreografias apresentadas pelos participantes das seis quadrilhas que realizam um trabalho durante quase todo o ano a espera do mês junino. todos os grupos culturais concederam um verdadeiro show aos presentes.


Uma disputa muito acirrada envolvendo figurino, animação, coreografia, repertorio musical, noivo e noiva, rei e rainha, casal tema, dentre outros requisitos fizeram parte das apresentações das quadrilhas que teve como campeã a Rei do Cangaço (Parnaíba), com a pontuação de 357,10, determinadas pelos jurados escolhidos pela FEPIQ. 


O segundo lugar ficou com o grupo Lumiar (Parnaíba), com a nota de 351,00 pontos. O terceiro ficou com a Balança Murici (Murici dos Portela), 331,16 pontos e a quarta colocação com Balança Mais Não Cai (Parnaíba), que obteve 330,14 de pontuação. As quadrilhas Remelexo do Sertão (Piracuruca) e a anfitriã Meu Xodó (Cocal), chegaram perto, mas não se classificaram pela diferença de alguns décimos de pontos. 


O evento contou com a participação do Prefeito Rubens Vieira, de vereadores da base governista, de secretários e assessores municipais, do pároco da cidade- Pe. Roberto Francelino, do Presidente da FEPIQ- Boby, do apresentador do programa 100% Forró, da TV Cidade Verde e também Diretor de Comunicação da FEPIQ- Eudes Ribeiro, do Prefeito de Murici dos Portela- Dr. Ricardo Sales, dos vereadores de Parnaíba- Gerivaldo Benício e Fátima Carmino.




Fonte: ASCOM | PMC