O Prefeito Rubens Vieira esteve reunido em seu gabinete na manhã desta quinta-feira (30/04), com o Promotor de Justiça- Francisco Túlio, a Delegada- Daniella Dinali, vereadores, secretários  e assessores municipais e representantes de associações comunitárias e religiosas, com o proposito de traçar metas e lançar uma campanha de conscientização a fim de reduzir os altos índices de acidentes de trânsito, envolvendo principalmente motocicletas. Durante dois meses, as ações de educação no trânsito serão intensificadas nas ruas, escolas, igrejas e associações, tendo como principal objetivo conscientizar os condutores de todo o município quanto a importância do uso capacete e ao respeito as leis de trânsito.


A ideia é trabalhar e divulgar a campanha nas escolas através de palestras com as crianças e jovens, nas ruas com os condutores de veículos, nas rádios através dos spots, nos sites com matérias e assim o conceito chegar a toda sociedade de forma que todos se sintam responsáveis pelas mudanças necessárias para reverter a insegurança e mostrar que é possível mudar a realidade catastrófica do transito em Cocal e região, basta olhar para si mesmo e transformar pequenas atitudes no dia a dia erradicando comportamentos que levem a situações de risco. 


A iniciativa das autoridades aconteceu após cobranças da população devido a grande quantidade de motos apreendidas em blitzes por descumprimento a legislação de trânsito e também por conta de uma estatística levantada em relação ao grande numero de acidentes ocorridos em todo o município, que resultou em muitos óbitos e vitimas gravemente lesionadas. Especialistas já consideraram uma doença epidêmica a grande quantidade de acidentes e sequelados no trânsito cocalense.

A estatística levantada ainda apontou que na grande maioria dos casos, as vítimas estavam alcoolizadas, não usavam capacetes ou conduziam seu veiculo automotor em alta velocidade. A situação é tão grave que no inicio do ano de 2012, o Ministério da Saúde reconheceu que o Brasil vive uma epidemia de mortes no trânsito.


A falta de conscientização e fiscalização nas pequenas cidades do interior faz com que o percentual de acidentes com motocicletas aumente a cada dia. O trabalho repressivo desenvolvido pelo promotor junto a policia, que é mal interpretado pela maioria da população, não tem como principal objetivo a arrecadação de fundos e sim a prevenção de possíveis acidentes com lesão trauma cranioencefálico (TCE), bem como identificar e recuperar veículos roubados em outras cidades e trazidos para Cocal.


Ao final do encontro, todos chegaram a conclusão que a iniciativa é válida, cabendo não somente cobrar à gestão pública, já que a principal arma que a sociedade possui é a conscientização. Educar através de programas de prevenção de acidentes, palestras ou disciplinas desde as séries menores, como educação no trânsito e proteção e prevenção de acidentes, tornam as crianças e jovens mais conscientizados desde cedo, levando a formação de uma nova geração menos suicida em cima de motocicletas.


Fonte: ASCOM | PMC