Alunos da educação infantil ao 9º ano de 15 escolas municipais da zona urbana e rural de Cocal estão participando de atividades envolvendo temas como prevenção de doenças, alimentação saudável e higiene. Com o tema "Alimentação Saudável", a quarta edição da mobilização Semana Saúde na Escola, está sendo realizada por equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) em parceria com profissionais da educação. 


A iniciativa é uma promoção da Prefeitura de Cocal, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação e integra o Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal. O evento iniciou na ultima segunda-feira (27) e se encerrará no dia 30 de Abril. 

Para a realização do evento, foram elaboradas atividades como gincanas, palestras, práticas esportivas e recreativas, dentre outras ações, com o intuito de mostrar a importância de alimentação saudável. O projeto dispõe de diversos profissionais da saúde como educador físico, psicólogo, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta e outros, que estão desenvolvendo os trabalhos em parceira com os professores, diretores e coordenadores da rede municipal de ensino. 


Os temas estão sendo trabalhados nas escolas, de forma integrada aos conteúdos. A relevância dessa estratégia é extremamente importante e contribui para a formação integral dos estudantes, através de atividades de prevenção de doenças e agravos à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.Os setores da Saúde e da Educação foram articulados para viabilizarem com sucesso esta Semana nas escolas.


Fonte: ASCOM | PMC