Na Foto: Autor do Artigo- Presbítero Walter Brune
Grande parte dos casais em Cocal, estão construindo o seu casamento apenas no amor Philos ou Eros. Por isso decidi falar um pouco do amor ágape, encontrado no livro desafio de amar, para os casais que buscam fortalecer o seu casamento.

Se alguém perguntasse, "Por que você ama a sua esposa?" ou "Por que você ama o seu marido?" - o que você diria?

A maioria dos homens mencionaria a beleza de sua esposa, seu senso de humor, sua bondade ou sua força interior. Talvez falaria da sua comida, do seu bom gosto para decoração ou quem sabe da boa mãe que ela é.

As mulheres provavelmente diriam algo sobre a aparência de seu marido ou sobre sua personalidade. Elas o elogiariam pela estabilidade ou pelo caráter. Elas poderiam dizer que o amam porque ele está sempre presente. Ele é generoso. Ele é ajudador.

Mas e se dentro de alguns anos o seu cônjuge perdesse todas essas coisas? Você ainda o amaria? Baseado nas respostas acima, a única resposta lógica seria "não". Se as suas razões para amar seu cônjuge tem ligação com as qualidades dele, e se essas qualidades, de repente ou gradualmente, desaparecem, a sua base para amar se vai.

A única maneira do amor durar por toda uma vida é se ele for incondicional. A verdade é: o amor não é determinado por estar apaixonado, pelo contrário, ele é determinado por escolher amar.

A Bíblia se refere a essa espécie de amor utilizando a palavra grega Ágape. Ela se difere dos outros gêneros de amor que são, philos (amizade) e eros (amor sexual). Ambos, amizade e sexo, tem um lugar importante no casamento, claro e são parte da casa que construímos juntos como marido e mulher. Contudo, se o casamento depende totalmente de ter interesses em comum ou de uma vida sexual saudável, então essa fundação é instável.

Philos e eros são mais responsivos por natureza e podem flutuar baseados em sentimentos. O amor ágape, por outro lado, é desprendido e incondicional. Então ao menos que essa espécie de amor forme a fundação do casamento, o desgaste e as rachaduras do tempo irão destruí-lo. O amor ágape é aquele "na saúde ou na doença", "na riqueza ou na pobreza", "até que a morte os separe". É o único gênero de amor que é verdadeiro.

Por isso a partir de hoje você não dirá: "Eu lhe amor porque...", você dirá: "Eu amo você e ponto final."

Presbítero Walter Brune, Natural de Viçosa-MG, casado com Flávia Borges, pai de Isaac e Sarah. Fez seu curso de teologia na Igreja Batista Ebenézer, em Brasília-DF, no período de 2008 a 2012. Atualmente é membro da Igreja do Monte. É conferencista e ministrante de cursos para Casais, Homens e Finanças.