Após perder o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 por ter esquecido o documento de identificação, o piauiense Fábio Júnior Fereira de Alencar, 31 anos, não desistiu do sonho de fazer o curso de direito e fará a prova este ano. O candidato foi um dos dois milhões inscritos que faltaram ao exame na edição anterior, mas promete redobrar a atenção desta vez.

Candidato volta a fazer o Enem após perder prova ano passado (Foto: Catarina Costa/G1)
No ano passado, Fábio Júnior contou ter saído de casa em cima do horário e ainda deixou duas amigas que também fariam o Enem numa outra escola em Cocal, Norte do Piauí, e somente depois seguiu para o seu local de prova. "Quando cheguei na sala que coloquei a mão no bolso, percebi que estava sem o documento. Voltei para o carro, mas não encontrei nada e então decidi ligar para o meu pai que ainda pegou um ônibus na tentativa de me entregar a identidade, mas ele chegou oito minutos depois de fecharem os portões", relatou.

Para evitar o mesmo transtorno, o estudante promete sair de casa com muita antecedência este ano e que antes de receber o cartão de informação pelos Correios, já tinha acessado a confirmação online. "Por coincidência farei a prova no mesmo local da edição passada, então não tenho como errar o lugar. Todo dia eu confiro se os documentos estão na carteira, para não correr risco nenhum", disse.

Estudante revelou ter acessado confirmação online
por precaução (Foto: Fábio Júnior/Arquivo Pessoal)
Formado em administração através de uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni), esta é a terceira vez que o candidato fará o Enem visando uma vaga no curso de direito.

"Acabei me interessando pela área jurídica depois de ter passado em um concurso e trabalhar na área. Hoje, com pouco tempo, aproveito minha folga para olhar os assuntos da prova no computador e ler sobre atualidades. Como tive boas notas nas edições anteriores, estou confiante e somente ansioso com a redação", contou Fábio.

Este ano, 194.351 candidatos farão o Enem no Piauí. Em todo o país, mais de 8,7 milhões de estudantes se inscreveram para fazer as provas nos dias 8 e 9 de novembro. No primeiro dia serão realizadas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, já no segundo os participantes farão exames de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática.


Fonte: G1 | PI