A jovem Marilene de Siqueira Silva, de 17 anos, que reside na localidade Segundo Campo e é aluna do 1º Ano C, turno tarde, da Escola de Ensino Médio Deputado Pinheiro Machado de Cocal, teve a crônica de sua autoria, intitulada 'Segurança de Palha' entre as três selecionadas na etapa estadual para representar o Piauí na semifinal da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, cujo objetivo é desenvolver competências de escrita nos alunos e contribuir com a qualidade do ensino. Ela está entre os 120 alunos de demais estados que participarão do certame à nivel nacional.

Estudante Marilene de Siqueira Silva
No período de 11 a 13 de novembro deste ano, a aluna Marilene juntamente com sua professora de Língua Portuguesa-Francilene Rodrigues de Sena (Francilene Sena) e o Diretor da Escola- Alci Márcio de Silva Junior (Alci Junior), participarão do encontro regional que ocorrerá em Porto Alegre (RS), com as todas as despesas custeadas pelo evento, que têm por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente.

Profª Francilene Sena, Aluna Marilene e o Diretor da Escola Alci Junior 
Essa importante conquista na área literária obtida por uma aluna cocalense é motivo de grande alegria para todos os membos da escola, pois reflete o empenho e dedicação e todos os professores, no intuito de oferecer uma educação que atenda às necessidades dos alunos. Além disso, reflete o empenho da atual gestão em oferecer a cada dia uma educação de qualidade, além de estimular a inserção no mundo da arte e da cultura.

Prof. João Passos, Aluna Marilene e profª Jesus Oliveira
"Com muita luta e determinação estamos conseguindo levar o nome da nossa escola a âmbito estadual e nacional. Só temos a agradecer a aluna Marilene Silva, a professora Francilene Sena e todos os docentes e discentes que vem acrescentando em nosso trabalho, sabemos que o professor não é só aquele que ensina, mas sim, aquele que desperta no aluno a vontade de aprender" afirma o Diretor Alci Junior.

Confira o texto selecionado abaixo: