Nesta terça-feira(30) os bancários de bancos públicos e privados decidiram entrar em greve em todo o país.

Os trabalhadores que decidiram pela greve pedem reajuste salarial de 12,5%, além de piso salarial de R$ 2.979,25, PLR de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247 e 14º salário. A categoria também pede aumento nos valores de benefícios como vale refeição, auxílio creche, gratificação de caixa, entre outros.

Em entrevista ao programa Bom dia Piauí, da TV Clube, Arimatéa Passos, presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí declarou que a falta de negociação pode prolongar por muito tempo a greve.


"Os bancos não conseguiram chegar nem a 8% e isso empurra categoria para a greve. Estamos lutando também pela melhor distribuição dos salários. Nós temos uma questão especifica, a questão da saúde e da segurança do bancário e do banqueiro. Nem isso prometem a classe. Temos 18 mil bancários afastados por assedio moral no Brasil", disse o presidente.

Com a greve dos bancários, Arimatéa garante que o atendimento pessoal ao cliente será prejudicado, e que logo não restará mais alternativas.

"Os caixas eletrônicos, serviços de teleatendimento e centros administrativos continuam funcionando, mas alerto que sem a solução da greve, logo pode faltar dinheiro nos terminais, por isso peço apoio da população em nossa causa", declarou ele.

Confira a lista dos estados estão em greve pelo Brasil: Distrito Federal, Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe.


Fonte: Repórter Ricardo Caetano | 180 Graus