Quando tudo parecia estar sob controle no presídio considerado o mais perigoso do país, um grupo resolveu por em prática um plano muito ousado, na noite desta quarta-feira (10), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

Homens armados utilizaram uma caçamba roubada, de placa não identificada, derrubaram o muro dos fundos do Centro de Detenção Provisória (CDP), e de lá facilitaram a fuga de mais de vinte presos.


Durante o arrebatamento – ato de facilitar a fuga de encarcerados – houve troca de tiros e quatro detentos foram baleados. Nenhum policial foi ferido durante a ação criminosa.

Quando tudo aconteceu, algumas celas do CDP já estavam com as grades serradas e depois que a caçamba derrubou o muro, armas foram distribuídas aos presos que já aguardavam a execução do plano. Cada preso que conseguia chegar até o veículo recebia uma arma do grupo.


Muitos tiros foram trocados, o clima ficou tenso, mas uma fuga maior foi evitada por militares do Grupo Especial de Operações Penitenciárias, da Força Tática e Força Nacional. 

Segundo a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), apenas seis presos teriam fugido. Mas informações extraoficiais dão conta de que mais de 20 detentos conseguiram escapar. Cogita-se a quantia de 27 detentos foragidos.



Durante a fuga parte dos presos usou a caçamba, utilizada para por abaixo o muro do CDP e um sandero prata, que até o momento não foram localizados pela polícia.

Ainda não foram divulgados os nomes dos presos baleados e dos foragidos de Pedrinhas.



Fonte: Luis Cardoso/Bastidores da noticia